sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lançamento: Frente Nacional na Colômbia (1958-1974)







Lançamento livro: A Frente Nacional na Colômbia (1958-1974): a ditadura democrática das classes dominantes

Neste livro, o leitor terá em mãos uma instigante análise histórico-política sobre o período da Frente Nacional na Colômbia, a forma de domínio implementada pelas classes proprietárias na Colômbia num período de intensificação da luta de
classes, cuja repressão exercida no âmbito de uma democracia restringida teve como resposta extrema a organização armada de camponeses e vários grupos de esquerda.
Trata-se de um período crucial para se entender os atuais impasses em que se encontram as forças políticas e sociais na Colômbia.
O livro também conta com um importante Prefácio escrito por Carlos Lozano, jornalista, dirigente do Partido Comunista Colombiano e uma das principais lideranças no país identificadas à luta pela paz, a democracia e o socialismo .

Sinopse do livro:
“A resistência armada nem sempre é uma escolha.
A Colômbia é o exemplo mais patente de um processo de repressão sem-fim de adversários políticos sob instituições aparentemente livres. A violência institucional e extralegal das classes dominantes condicionou o modelo organizativo da esquerda colombiana e a conduziu a uma situação histórica crucial em que só podia reagir pela luta armada ou perecer.
Mais do que se imagina, a “Democracia Restringida” não é uma peculiaridade colombiana, e sim uma característica permanente da América Latina, embora Ana Carolina Ramos revele as singularidades do processo histórico de um país dependente e de enorme diversidade geográfica e cultural.
Este livro nos ensina que a Democracia plena e participativa está no futuro e não no passado”.

Lincoln Secco
Professor Livre-Docente de História Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário