segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

DeepSeek

 As grandes empresas de tecnologia da informação estadunidenses, com destaque para a fabricante de microprocessadores NVidia, acumularam perdas estratosféricas em valor de mercado na data de ontem por influência de informações sobre o novo modelo de inteligência artificial chinês intitulado DeepSeek, mais eficiente do que os modelos norte americanos.


Esse movimento pode ser atribuído em parte ao temor e assombro com o vislumbre da possibilidade de uma vindoura planificação econômica socialista na China mediante aplicação de algoritmos para tal espécie de planejamento, algo que já expus aqui de forma bastante incipiente, todavia, no singelo texto intitulado “Planificação econômica descentralizada”


Vamos aguardar os próximos movimentos.







Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.

4 comentários:

  1. Infelizmente, acho mais provável que seja só mais um episódio de concorrência pesada entre grandes agentes dentro do sistema do capital global

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode ser mais que isso, camarada Serginho, vamos vigiar!

      Excluir
    2. Sim, são possibilidades. Mas para mim a China tornou-se apenas outra maneira de administrar o capitalismo. Mais organizada, dirigida e racional, mas as possibilidades de transformar seus avanços produtivos em futuras conquistas socialistas não interessam à classe dominante chinesa.

      Excluir
    3. Talvez eu seja o último romântico, mas ainda confio no Partido Comunista Chinês rsrs

      Excluir