quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Estudos em homenagem a Lincoln Secco. Terceiro estudo: do tempo histórico.

Nos dois primeiros estudos investigamos brevemente os tempos, respectivamente, da física e dos indivíduos humanos, agora tangenciaremos grosso modo o tempo das sociedades humanas. 

Nesse diapasão, faz-se mister aduzir que o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel aparece como o pioneiro a descortinar a inteligibilidade da história das sociedades humanas, a saber, o precursor da intelecção do evolver dos grandes aglomerados humanos que suplantam a história do indivíduo humano, sendo certo que descobriu a lógica que rege tal desenvolvimento social consubstanciada no trinômio dialético tese/antítese/síntese, notadamente em sua Ciência da Lógica. 

Mas Hegel cinge-se à história humana, pois seu idealismo absoluto, ou racionalismo radical, não autorizam a intelecção daquilo que veio antes do homo sapiens, limitação esta que foi superada quase simultaneamente por Charles Darwin e Karl Marx, que adotaram uma postura materialista e inverteram o idealismo de Hegel: nesse sentido, Darwin descortinou a lógica da história natural ao desvelar a evolução das espécies mediante a luta pela sobrevivência dessas espécies, enquanto Marx descobriu a lógica da história humana nas lutas de classes sociais e na contradição primordial entre relações de produção e forças produtivas. 

A lógica do tempo histórico no planeta Terra, destarte, mediana entre o tempo da física e o tempo dos indivíduos humanos, foi assim descortinada por tais grandes pensadores europeus entre os séculos XVIII e XIX. 

Mas é preciso também asseverar que o determinismo positivista suscitado pelo filósofo francês Auguste Comte também inspirou sobremodo a ciência da história, senão vejamos. 

Parece cediço o grande desenvolvimento da historiografia a partir da noção de longa duração concebida pelo historiador francês Fernand Braudel, cujo mar Mediterrâneo, todavia, foi sensivelmente inspirado no sertão de Euclides da Cunha.

Sim, pois Braudel morou e trabalhou no Brasil na década de 1930, onde teve contato com a grande obra do gênio de Cantagalo, que por seu turno era discípulo de Auguste Comte por intermédio do militar brasileiro Benjamin Constant. 

Destarte, o determinismo geográfico de Euclides da Cunha, notadamente em Os Sertões, foi decisivo na formulação do conceito de longa duração na obra O Mediterrâneo de Fernand Braudel, conquanto este jamais tenha admitido manifestamente sua influência pelo Euclides brasileiro. 

(pelo coletivo do Núcleo de Estudos do Capital do Partido dos Trabalhadores)   

Um comentário:

  1. Nossa, não sabia dessa influência de Euclides sobre Braudel! Bem interessante. Obrigado

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