1. Vimos que, historicamente, a forma-mercadoria enceta por convolar os valores-de-uso em depósitos de valores-de-troca, engendrando a contradição primordial entre esses dois aspectos dos produtos do trabalho humano.
2. Posteriormente, com a acumulação primitiva de capital, a própria força de trabalho é convolada em mercadoria, engendrando a contradição entre capital e trabalho e as classes sociais respectivas.
3. A contradição entre valor-de-uso e valor-de-troca, ínsita à mercadoria, precede historicamente, portanto, a contradição entre capital e trabalho.
4. O socialismo consiste no modo de produção que supera a contradição entre capital e trabalho mediante erradicação da propriedade privada dos meios de produção.
5. O comunismo consiste no modo de produção que supera a contradição entre valor-de-uso e valor-de-troca, ínsita à mercadoria, mediante a instituição da relação imediata entre produtores e consumidores através das formas digitais de comunicação, abolindo portanto a forma-mercadoria.
6. O socialismo precede historicamente o comunismo.
(por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário