1. No período manufatureiro da subsunção meramente formal do trabalho no capital, previamente ao advento da maquinaria e grande indústria, isto é, na época do Estado absolutista e mercantilista, estribado no antigo sistema colonial, como já suscitamos aqui neste portal eletrônico, a mais-valia é capturada primordialmente no processo de circulação de capital, mediante diferenças nos preços das mercadorias entre colônia e metrópole, cabendo destacar que a este período histórico corresponde a emissão de dinheiro, em sua forma metálica, no próprio processo de circulação de capital, ou de mercadorias, sendo certo que o Estado apenas acumula metais preciosos, como ouro e prata, mediante sua política econômica metalista.
2. Já no período da maquinaria e grande indústria, com o respectivo advento da subsunção real do trabalho no capital, a mais-valia passa a ser obtida no processo de produção de capital, e o dinheiro passa a ser emitido pelo Estado como moeda fiduciária ou papel-moeda.
3. Com a hodierna revolução digital ou microeletrônica, o processo de circulação de capital retoma seu protagonismo na extração da mais-valia, sendo certo que o dinheiro, ainda que de forma incipiente, volta a ser emitido neste processo de circulação de capital, na forma de criptomoedas ou moedas digitais, à revelia do Estado, o que tem ressuscitado e reanimado as ideias ultraliberais de privatização do dinheiro e da emissão de moeda, malgrado já se observem algumas poucas tentativas de emissão estatal de moeda digital oficial.
Conjecturas sub judice.
por LUÍS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador.
Prezado Luiz, boas observações, no entanto, ressalvo que cryptomoeda não é moeda. Como reserva de valor, as cryptos são limitados como unidade de conta e meio de pagamento, principalmente pela alta volatilidade. As cryptos são ativos especulativos. Um grande abraço.
ResponderExcluirCorreção: as cryptos são limitadas.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ResponderExcluirEu tendo a discordar parcialmente, pois penso que, malgrado sua volatilidade, as criptomoedas são um ensaio de dinheiro transnacional!
ResponderExcluir