quinta-feira, 13 de março de 2025

Donald Trump entre o Vale e o Cinturão

 Trump equilibra-se entre o Vale do Silício e o Cinturão da Ferrugem, entre a ascendente indústria do software e a decadente indústria pesada, é uma contradição capitalista ambulante!


Sem embargo, o declínio das taxas de lucro do setor da indústria da transformação estadunidense provocou um deslocamento de capital em direção à novel indústria de tecnologia, mais lucrativa, operando uma intensa decadência do outrora pujante Cinturão da Ferrugem estadunidense e a ascensão do Vale do Silício californiano.


Sucede que tal fenômeno comprometeu a complexidade e a autonomia da economia dos Estados Unidos, pois a revolução digital atua primordialmente no processo de circulação de capital, mas a integridade da economia de um país depende do processo de produção de capital, que é preponderante, de tal sorte que a nação yankee restou fragilizada, no âmbito da divisão internacional do trabalho, máxime porquanto o vácuo do Cinturão da Ferrugem foi ocupado pela ascendente indústria da transformação da China, um adversário político e econômico de importância inconteste.


A política econômica nacionalista e protecionista de Trump colima, pois, recuperar a complexidade e a integridade da economia estadunidense com a ressurreição da indústria de transformação do Cinturão da Ferrugem, malgrado o forte apoio que o republicano encerra entre os magnatas do Vale do Silício.





Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.

3 comentários:

  1. Trump é o próprio retrato do beco sem saída do capitalismo estadunidense. Mas tudo indica que boa parte do mundo é que vai pagar mais caro por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem aí 2029, reedição centenária de 1929?

      Excluir
  2. Desde o pré-capitalismo a circulação vem acrescendo velocidade. Da diligência ao trem; do telégrafo ao satélite; da letra câmbio ao Swift. Parece-me que um dos problemas é que, mesmo no vale do silício, o que os EUA tem como ponta no capitalismo é uma espécie de setor secundário, o Google e suas redes “sociais” são uma espécie de armazém da Mooca: vendem de tudo mas não produzem nada. Eis o problema da tal guerra trumpista e sua cruzada anti-globalista.

    ResponderExcluir