domingo, 1 de dezembro de 2019

CRIME E POLÍTICA: NOTAS SINGELAS SOBRE O FILME "O IRLANDÊS", DE MARTIN SCORSESE.

Em sua já consagrada película cinematográfica do título em epígrafe, o também já consagrado cineasta Martin Scorsese expõe com galhardia um temível círculo vicioso, a saber, aquele que se alinhava entre política e crime. 

Sim, pois o Estado, ao proibir certas atividades, tornando-as ilícitas, também as erige entre as mais lucrativas, onde o dinheiro circula com grande facilidade e pode, então, financiar a política, colocando no poder estatal figuras que protegem as atividades ilícitas...e assim por diante, em um perpétuo círculo vicioso. 

Eis a hipótese e o argumento esgrimidos por Martin Scorsese em sua magistral película, os quais se me antolham de irrepreensível verossimilhança, fazendo do filme em comento uma verdadeira obra-prima. 

Mas, observem que os criminosos alegam atuar em nome da proteção da sacrossanta família e, via oblíqua, da propriedade privada, instituições muitas vezes erigidas também a princípios constitucionais ou legais. 

Enfim, é a velha história do ovo e da galinha, se me permitem uma metáfora coloquial que de certa maneira ilustra bem este intrincado e inextricável sistema de retroalimentação entre crime e política.

Aguardo respeitosamente os comentários de eventuais leitores. 

(por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador)                  

Um comentário:

  1. Mister obtemperar também que há uma certa personalidade violenta que se adequa bem tanto na orbe do crime quanto na da política, transitando com facilidade entre esses dois mundos, o que Scorsese explora muito bem, e que talvez explique em alguma medida o fenômeno da violência fascista.

    ResponderExcluir