domingo, 31 de março de 2024

Nota de pesar

 NOTA DE PESAR




É com grande consternação que o Núcleo de Estudos do Capital do Partido dos Trabalhadores cumpre a dolorosa missão de comunicar o passamento do inesquecível professor Marcos Antônio Silva.


Marcos Antônio Silva foi Professor Titular de Metodologia da História, Doutor e Mestre em História Social pela FFLCH/USP com Pós-Doutorado na Université de Paris III. Assessorou Equipes de Professores de História das Redes Estadual Paulista e Municipal Paulistana durante a primeira gestão do PT em São Paulo. Publicou Prazer e poder do Amigo da Onça (Paz e Terra, 1989), História – O prazer em Ensino e Pesquisa (Brasiliense, 1995; reeditado em 2003) e Dicionário crítico Câmara Cascudo (Perspectiva, 2003, relançado em 2006), dentre outros livros, além de artigos. É Autor do projeto e co-Autor do texto final do Atlas Histórico do Rio Grande do Norte (Diário de Natal, 2006). Sua mais recente obra é Ditadura Relativa e Negacionismos, editora Maria Antônia, GMarx USP.

Marcos foi um crítico do revisionismo histórico que buscou isentar a ditadura de seus crimes. Foi ainda professor de várias gerações de estudantes e um orientador dedicado de inúmeros historiadores e historiadoras atuantes em escolas e universidades públicas e privadas em todo o país. Marcos Silva faleceu hoje 31 de março de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário