sábado, 9 de março de 2024

Burgueses e marxistas na ciência econômica.

 Os economistas burgueses não enfocam o mundo da produção econômica, mas apenas do consumo, pois, caso contrário, seriam obrigados a arrostar o problema da mais-valia e da exploração econômica do ser humano pelo ser humano, de tal sorte que suas questões cingem-se às disparidades entre oferta e demanda, inclusive a questão da inflação.


Já os economistas marxistas enfocam precisamente o mundo da produção e da extração da mais-valia, de tal sorte que o fenômeno inflacionário resulta do declínio tendencial da taxa de lucro do capital industrial.


Para os economistas burgueses, é suficiente o universo empírico dos preços, ao passo que para os marxistas cabe investigar para além dos preços, isto é, urge examinar a raiz dos fatos aparentes nos valores e sua respectiva produção.




Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.

2 comentários:

  1. Camarada, você incluiria a inflação entre os fenômenos que contrarrestam a queda tendencial da taxa de lucro ou não chegaria nem a ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta camarada Serginho, numa abordagem ainda incipiente e perfunctória, creio que sim, mas é preciso investigar cuidadosamente isso.

      Excluir