sábado, 23 de março de 2024

O maior de todos os historiadores.

 Não é habitual creditar Karl Marx como historiador, conquanto ele tenha sido o maior de todos os historiadores.


Em geral, pensamos que a história deve enfocar os seres humanos no âmbito dos acontecimentos políticos de que são protagonistas, com datas bem determinadas e reconhecidas por qualquer um.


Mas Karl Marx inaugurou uma outra forma de confeccionar historiografia, inaugurando uma vertente da história econômica que se debruça sobre o evolver das relações de produção que os seres humanos estabelecem entre si de maneira involuntária e um tanto inconscientemente, uma história sem heróis nem grandes acontecimentos, a saber, uma história subterrânea sem datas precisas, mas sim um tanto difusas.


Esse tipo de história econômica foi inaugurado com a publicação da monumental obra intitulada O Capital, em que os sujeitos dessa história não são propriamente os seres humanos, mas as relações de produção que os regem silenciosamente, consubstanciadas, verbi gratia, na mercadoria, no dinheiro, no capital industrial, na renda da terra e no capital financeiro.


Uma história que os seres humanos fazem inconscientemente, da mesma forma como fazem muitas outras coisas, como demonstrou também Sigmund Freud.


Essa mudança de perspectiva faz de Karl Marx o maior de todos os historiadores.





Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.

2 comentários:

  1. É a história da alienação humana em seu grau mais alto coincidindo com o um elevado nível de desenvolvimento das forças produtivas. Na verdade, há uma relação dialética entre as duas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu camarada Serginho, grande abraço fraterno!

      Excluir