sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

1810

 O ano de 1810 da era cristã é de extrema importância histórica, no meu humilde modo de entender, pois abroquela dois marcos importantes no processo de crise terminal do assim denominado Antigo Sistema Colonial e, via oblíqua, de consolidação da substituição da circulação simples de mercadorias pela circulação de capital propriamente dito em escala global.


Nesse diapasão, a celebração do Tratado de Comércio e Navegação entre Brasil e Inglaterra, bem assim a Revolução de Maio em Buenos Aires na Argentina, nesse ano, configuram eventos típicos de uma nova forma de imperialismo, agora escancaradamente britânico e capitalista industrial.


Na orbe cultural, destaco o nascimento de dois gênios da música romântica, Frederic Chopin e Robert Schumann, compositores, respectivamente, da Balada n. 1 para piano e do Concerto para Violoncelo e Orquestra, as duas obras mais espantosas do repertório musical clássico.


Mas o acontecimento mais importante, na verdade, foi a inauguração da Biblioteca Real no Rio de Janeiro, atual Biblioteca Nacional, marco de um possível advento da identidade cultural brasileira.






Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário