Jacob Gorender nasceu nesta data há 103 anos e faz muita falta!
Juntamente com Fernando Novais, este ainda em plena atividade, foi o maior historiador brasileiro do século passado, e suas obras são complementares para a elucidação e inteligência do período colonial no Brasil e da assim denominada acumulação primitiva de capital; e, nesse sentido, formam com a obra do próprio Karl Marx um conjunto inextricável de excelência científica.
Este Núcleo de Estudos do Capital do Partido dos Trabalhadores ostenta a grata satisfação e honra de ter convivido e colaborado com Jacob Gorender de forma longeva e profícua.
No início da década de 1990, com o antimarxismo em alta por conta do então recente colapso soviético, este núcleo partidário realizou um debate entre Jacob Gorender e outro grande e saudoso colaborador nosso, Paul Singer, na Câmara Municipal de São Paulo, que se constituiu em marco de nossas atividades partidárias e cuja transcrição foi publicada na já extinta revista marxista Práxis.
Nosso camarada e grande publicista e curador marxista, o professor e historiador Lincoln Secco, redigiu duas excelentes homenagens ao querido Jacob Gorender, uma no blog da editora Boitempo, em 21/10/2011, e outra publicada no periódico editado por este núcleo, a revista marxista Mouro, cuja leitura recomendo.
Eu em particular devo muito ao saudoso professor Gorender, que me presenteou com as obras completas de Vladimir Lênin, afora sua contribuição inestimável à historiografia mundial.
JACOB GORENDER, PRESENTE!
por LUÍS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário