sábado, 24 de dezembro de 2022

Eficiência estatal e economia socialista

O colapso da união soviética resultou da ineficiência estatal na planificação econômica do país, fato que promoveu um estrato social burocrático nela envolvido que, mais qualificado sob prisma profissional e muito numeroso diante dos enormes desafios, apenas substituiu a classe burguesa na opressão da classe trabalhadora, consumindo uma parcela substancial do produto do trabalho do proletariado soviético.

Tal ineficiência, todavia, decorria da ausência da tecnologia da informação, advinda com a revolução digital ou microeletrônica (que somente aflorou no último quartel do século passado), na coleta e processamento dos dados econômicos.

Atualmente, a existência da inteligência artificial exibiria o condão de reduzir drasticamente o aparato burocrático envolvido na planificação econômica socialista, dotando o Estado soviético de grande eficiência nesta tarefa, com reduzido consumo do produto social engendrado pela classe trabalhadora.

Gorbachev teria sido melhor sucedido na história da humanidade se tivesse escolhido investir na autonomia soviética em matéria de tecnologia da informação e inteligência artificial para fins de planificação econômica socialista, mas agora foi relegado ao limbo dessa história.

O Partido Comunista Chinês parece estar no caminho correto, ao priorizar a revolução digital na China, colimando ulterior planificação econômica total da economia do país com supedâneo na tecnologia da informação apta a tornar o Estado mais eficiente e menos onerosa para sua classe trabalhadora.

(Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário