sábado, 11 de maio de 2024

ABRANGENTE OU PROFUNDO?

Quer me parecer que o estudo científico, em geral, pode se apresentar de duas maneiras básicas: abrangente ou profundo, sendo rara a combinação harmônica das duas formas em uma única investigação. 

O estudo abrangente é aquele erudito, geralmente caudaloso, que no mais das vezes abroquela uma vasta base da dados empíricos, mas que não consegue suplantar a superficialidade dos elementos imediatamente acessíveis aos sentidos humanos.

Já o estudo profundo é aquele incisivo, geralmente sintético, que, sem abroquelar uma base de dados empírica muito ampla e vasta, elege um único ou poucos elementos para deles extrair o máximo em leis gerais de funcionamento do respectivo objeto investigado.

Nas ciências econômicas, em particular, o estudo abrangente conta habitualmente com uma ampla base de dados de preços das mercadorias, enquanto o estudo profundo logra atingir as relações de produção que explicam os movimentos dos preços.    

Tal dicotomia reflete, obviamente, a dualidade entre empirismo e racionalismo epistemológicos derivados da tradição filosófica platônica. 




por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário