A película Crimes do futuro apenas corrobora aquilo que eu já sabia: David Cronenberg, seu realizador, é um mestre incontestável da arte cinematográfica.
Sim, pois neste filme ele logra avanços significativos, sempre de maneira instigante e provocativa, em sua temática primordial, vale dizer, a relação entre natureza e sociedade, entre biologia e cultura.
Em Crimes do futuro, interessa este metabolismo particular entre seres humanos e a natureza por eles transformada, de extrema relevância em uma época de crise e catástrofe climática, de um lado, e consumo de alimentos ultraprocessados, de outro.
No enredo da película, Saul Tenser é o artista performático mutante capaz de digerir alimentos sintéticos, como plástico.
Entre outros temas relevantes, uma certa apologia da síntese evolutiva estendida, que recupera Lamarck contra Darwin ao postular a ingerência genética e evolutiva das caraterísticas adquiridas em vida.
Cronenberg é, definitivamente, um cineasta visceral que nos faz refletir sobre esse mundo misterioso e surpreendente.
Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.
Valeu! Preciso assistir
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