quarta-feira, 8 de julho de 2015

Análise:


OS PLEBISCITÁRIOS GREGOS CONTRA A AUSTERIDADE, OU OS TRABALHADORES HELENOS CONTRA O CAPITAL.

 telesurtv.net


No último domingo, os trabalhadores gregos derrotaram politicamente o capital na clamorosa vitória plebiscitária do “não” às medidas de austeridade impostas pelos credores da nação helênica.

Sim, cuida-se exatamente de uma vitória política direta dos trabalhadores contra o capital, porquanto as medidas de austeridade econômica assim derrotadas representam apenas e tão somente uma tentativa de manter em níveis aceitáveis, para os capitalistas, as taxas de lucro.

Ora, austeridade, nesse caso, significa diminuição de salários, aposentadorias e tributos, em suma, diminuição do padrão de vida dos trabalhadores, com declínio de seus ganhos diretos ou por intermédio dos investimentos sociais do Estado em saúde, educação, mobilidade urbana, previdência, lazer etc., em nome da preservação do padrão de vida dos patrões capitalistas.

Isso tudo, meus caros leitores, mais uma vez demonstra que Karl Marx estava coberto de razão ao propor, cento e cinquenta anos atrás, a lei da queda tendencial das taxas de lucro do capital, pois a austeridade nada mais é do que um conjunto de dispositivos econômicos para arrostar tal lei de ferro do capitalismo.

Por Luis Fernando Franco Martins Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário