Como vimos, há uma evidente simetria entre a evolução das espécies biológicas e a evolução das relações de produção.
É evidente, outrossim, que a evolução das espécies ocorre à revelia e independentemente da vontade da fauna e da flora envolvidos, configurando um processo automático sem um sujeito biológico que o governe no curso do tempo.
Esse automatismo ocorre também na evolução das relações de produção, que independe da vontade dos seres humanos.
No caso da evolução das espécies, a reprodução e desenvolvimento de tais espécies ocorre basicamente pela reprodução sexuada, enquanto no caso da evolução das relações de produção o trabalho também é determinante, juntamente com a reprodução sexuada.
O automatismo da evolução das relações de produção geralmente é associado ao fenômeno da alienação, que somente será superado quando os seres humanos tomarem as rédeas de sua própria história econômica com o advento futuro do modo comunista de produção em escala mundial.
Já a evolução da espécie humana somente será governada pelos seres humanos quando a ciência da genética como ramo da biologia o permitir.
Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador:
Talvez, a evolução humana devesse ser obra da biologia, desde que guiada pelas ciências humanas. Mudanças genéticas são sensíveis demais para serem deixadas sob o controle de biólogos.
ResponderExcluir👍
Excluir