No âmbito do Núcleo de Estudos do Capital do Partido dos Trabalhadores, encetamos uma discussão sobre a natureza dos partidos políticos:
Estes entes na verdade são proto-Estados, vale dizer, contêm internamente elementos da organização estatal e encerram embriões do futuro Estado que eles eventualmente venham a ocupar politicamente.
No caso histórico da União Soviética, em que ocorreu uma certa fusão entre o Partido Comunista e o Estado soviético, a hipótese acima parece ter validade.
Mas o partido liderado por Lênin teve certa dificuldade em implantar as suas diretrizes de centralismo democrático na planificação econômica do Estado soviético, em razão da precariedade de instrumentos para coleta e processamento de dados de oferta e demanda econômicas, o que acabou por gestar uma burocracia hipertrofiada e ineficiente.
Conquanto bem sucedida durante algum tempo, a planificação econômica na URSS mostrou esgotamento e veio a desmoronar juntamente com o Estado soviético.
Mas hodiernamente a diretriz política do centralismo democrático exibiria sucesso quando implementada na planificação econômica, em razão das conquistas da revolução digital.
Destarte, a coleta de dados econômicos seria efetuada descentralizadamente mediante alimentação de um algoritmo central pelos próprios agentes econômicos mediante a rede internacional de computadores (internet), que enviariam seus dados de produção e consumo.
Tais dados seriam tratados e processados pelo algoritmo central, que repassaria as diretrizes e metas de cada agente econômico, em tempo “real”.
Seria uma versão econômica do centralismo democrático político.
Por Luís Fernando Franco Martins Ferreira, historiador.
Acho incompativel uma planificacao democrática com o controle centralizado de um partido único de tipo bolchevique. E a idea de que um partido deva ser um.proto estado me parece muito perigosa. Os bolcheviques na época de Lenin buscavam um governo da democracia dos soviets onde teóricamente outros partidos e militantes operarios pudessem psrticipar e disputar projetos
ResponderExcluir