Consoante já ventilamos nesta plataforma digital, a produção e reprodução da vida material humana efetua-se por duas vertentes, a saber:
1. O trabalho, por intermédio do qual são mantidas relações de produção ou de propriedade que fraturam a espécie do homo sapiens em classes sociais antagônicas, tais como aquelas que representam hodiernamente o capital e o trabalho assalariado, e que por isso produz habitualmente dor e sofrimento;
2. A procriação ou reprodução biológica, através da qual é garantida a continuidade da espécie humana como um todo homogêneo e desprovido de fraturas por classes sociais, e que por isso produz habitualmente satisfação e prazer.
A grande tarefa que se impõe atualmente aos seres humanos consiste em converter o trabalho em atividade também prazerosa e satisfatória mediante a supressão das classes sociais e das relações de produção ou de propriedade que as alimentam, com o resultante resgate da dignidade de tal trabalho pela abolição da exploração do homo sapiens pelo homo sapiens.
POR LUÍS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário