domingo, 23 de junho de 2024

LADAINHA

E o PIG (partido da imprensa golpista) continua sua campanha subversiva contra o governo Lula mediante a velha ladainha econômica do desajuste fiscal que seria responsável pela inflação e por todos os males dela decorrentes na nação brasileira. 

Com efeito, esse discurso não consegue transcender o binômio oferta e demanda no âmbito do processo de circulação de capital, atribuindo à demanda efetiva ou às baixas taxas de desemprego a carestia e tudo que de mal acontece neste país. 

Já esgrimi inúmeras vezes que, na verdade, é o próprio capital que provoca inflação e juros elevados, em razão da lei descrita por Karl Marx consistente no declínio tendencial da taxa de lucro, combatida com aumento generalizado de preços. 

Sem embargo, hodiernamente a revolução digital difundiu-se pelo mundo afora e provocou um incremento do valor da força de trabalho e consequente diminuição da taxa de mais-valia, decorrente da necessidade de sua maior qualificação com um aumento do tempo de sua formação no âmbito escolar, fora dos limites familiares. 

Isso causou uma diminuição nas taxas de lucro do capital pelo mundo afora, e desde a década de 2020 o planeta convive com altas taxas de inflação decorrente da contraposição do próprio capital a tal declínio.

Mas o discurso econômico neoliberal dominante não admite olhar para esse processo de produção de capital, pois isso requer uma admissão da existência da extração da mais-valia, a saber, da exploração econômica do ser humano pelo seu semelhante, que acompanha o Homo sapiens desde seu nascedouro. 

Mudar esse estado de coisas, de fato, é muito difícil. 





por LUIS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador formado pela USP.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário