I - Política: fins, meios e outras observações.
I – introdução e definição.
Dissertar sobre o tema política vem da vivencia prática do autor, assim como de sua formação acadêmica básica. Vem também da necessidade em deixar registrada algumas observações que julgo importantes e que não são, de fato, repassadas nos cursos de política das universidades tradicionais e, menos ainda, em cursos de formação partidária.
O formato da apresentação será de pequenos textos inseridos nesse Blog e seguirá o cronograma possível à conciliação com outras atividades do autor. Não temos compromisso com o modelo científico universitário, nossa prioridade é despertar no militante de esquerda a curiosidade pelo assunto e fazer o contraponto às ideias dominantes, tanto no meio social em geral quanto no meio partidário em particular.
Definição:
Há muitas definições para o termo política. Não entraremos por essa seara, mas basta a curiosidade do leitor para perceber o fato. E por que há tantas definições e por que elas mudam ao longo do tempo? – essa nos parece uma boa pergunta.
Política é a atividade por excelência da Pólis; é a guerra por outros meios; é promover o bem público; é a diretriz e norma de uma empresa capitalista contemporânea, é a capacidade de mediar conflitos, etc. Como apontamos, há várias definições. Para nós:
Política é uma atividade humana que se realiza em sociedades complexas cujo objetivo é o domínio de um grupo sobre o todo por consenso e coerção.
Vamos nos ater à definição acima para desenvolver o tema.
Por Carlos César Félix Vieira, o Punk
Nenhum comentário:
Postar um comentário