sábado, 8 de junho de 2024

GUERRA: DIVAGAÇÕES

Qual o impacto das guerras na economia?

Estima-se que a economia da Rússia cresça 3,2% este ano de 2024, malgrado as sanções que lhe foram impostas pelo Ocidente, enquanto a economia israelense recupera-se velozmente após uma queda abrupta no início do conflito na Palestina. 

Poderíamos aventar a destruição criativa de Schumpeter para avaliar o impacto econômico dos conflitos bélicos? Bem, teríamos que levar em consideração a dimensão da destruição na Ucrânia e na Palestina, por exemplo, mas parece que a indústria de armamentos, que produz um impacto importante no desenvolvimento tecnológico, sempre beneficia-se com as guerras. 

Mas e os índices de desenvolvimento humano em países em conflito armado? A concentração de renda na população respectiva, como fica?

Países que arrostam uma guerra civil também crescem economicamente?

Enfim, parece-me uma questão deveras complexa, esta do impacto das guerras na economia, mas isto é importante, por exemplo, quanto à repercussão econômica de uma revolução política que envolve conflito armado. 

No caso de uma revolução socialista, por exemplo, seria mesmo interessante indenizar os capitalistas pela apropriação estatal dos seus meios de produção, em arranjo político apto a evitar uma guerra civil?  




por LUÍS FERNANDO FRANCO MARTINS FERREIRA, historiador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário